Porque estudar escatologia?

Escatologia – conhecendo as profecias sobre o fim

“Pois Eu sou Deus, e não há outro; Eu sou Deus e outro não há como Eu. Narro o fim desde o princípio e conto desde a antiguidade as coisas que acontecerão”

Isaias 46:9-10

Muitos se perguntam porque estudar algo que vai acontecer no futuro? Em 2 Pedro 3:10 diz: “Mas o dia do Senhor virá como o ladrão de noite; no qual os céus passarão com grande estrondo, e os elementos, ardendo, se desfarão, e a terra, e as obras que nela há, se queimarão”. Observe que a Volta de Cristo é relatada como a vinda de um ladrão na noite! A ideia é que será repentinamente, mas também será com um grande estrondo e sinais terríveis nos céus e na terra! Você quer ser pego desprevenido por eventos como os citados acima?

Alguns podem até mesmo questionar a demora do cumprimento das profecias da mesma forma como relatado na Bíblia em 2 Pedro 3:3-4: “Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação”.

Ainda em 2 Pedro 3:8-9: “Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia. O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. Deus em sua misericórdia retardou o cumprimento de certos eventos para que tenhamos tempo de nos arrependermos!

Profecias também fazem parte dos Evangelhos. Por exemplo, em Lucas 4:16–21 Jesus citou a profecia de Isaías 61:1 a 2 (1ª parte) atestando o cumprimento daquela profecia na sua primeira vinda. Em Mateus 24:15–16 citou a profecia de Daniel 9:27, que se repete em Daniel 11:31 e em Daniel 12:11.

É um assunto sério demais para ignorarmos, veja que em Mateus 24 Jesus nos dá vários alertas sobre as coisas que estão por vir. No livro de Apocalipse vemos uma série de catástrofes atingindo a humanidade, por não reconhecerem ao único e verdadeiro Deus! E mesmo durante esses eventos há salvação para aqueles que se dispõe a abrir seu coração para Cristo.

A Bíblia nos exorta em várias passagens a sermos santos e estarmos preparados:

Efésios 5:27: “Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível

2 Coríntios 11:2: “Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo”

Mateus 24:4 “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Acautelai-vos, que ninguém vos engane

Mateus 24:42: Vigiai, pois, porque não sabeis a que hora há de vir o vosso Senhor”.

Mateus 25:13 Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora em que o Filho do homem há de vir”.

2 João 1:7-8 “Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que Jesus Cristo veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo. Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão”.

Marcos 13:35 Vigiai, pois, porque não sabeis quando virá o senhor da casa; se à tarde, se à meia-noite, se ao cantar do galo, se pela manhã”

Marcos 13:37 “E as coisas que vos digo, digo-as a todos: Vigiai”.

Lucas 21:38 Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem”

Atos 20:30-31 “E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si. Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós”

Palavras e ideias enfatizadas: sejam sóbrios, estejam atentos, sejam vigilantes, estejam avisados, tenham cuidado, vigiai, santidade, sem mácula, irrepreensível.

O que acontece se não estudarmos a Palavra de Deus? O profeta Oséias foi usado por Deus para exortar os judeus sobre o perigo de negligenciarmos o estudo da Palavra. Em Oséias 4:6 diz: “O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento.

As profecias são como um alerta, como placas de trânsito indicando uma curva perigosa à frente, quando sabemos o que está para acontecer nós podemos nos preparar. Ignorar as placas pode causar um terrível acidente. Da mesma forma, ignorar as profecias bíblicas traz sérias consequências.

Muitas pessoas podem pensar “tenho dificuldade de estudar a Bíblia, especialmente profecias, muitas passagens contêm simbologia, alegoria e são de difícil entendimento, isso não é para mim, é apenas para os teólogos”. A própria Bíblia nos diz que todo seu conteúdo é útil. Veja o que Paulo diz em 2 Timóteo 3:16: “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para exortar, para corrigir, para instruir em justiça”. Por isso não devemos deixar de estudar esse assunto.

Quando vamos ler um manual de instruções nós começamos pelo início, se começarmos pelo fim nós teremos dificuldade de entender as instruções. Da mesma forma se vamos estudar as profecias devemos começar pelo começo e não pelo último livro da Bíblia, pois o livro de Apocalipse faz menção e retoma várias profecias que já haviam sido feitas no Velho Testamento. Então devemos começar com o que é mais simples, claro e de fácil entendimento, não pelo que é altamente simbólico, alegórico ou de difícil interpretação.

Também devemos nos concentrar em assuntos que são consistentes e ocorrem repetidamente por toda a Bíblia. E lembre-se: contexto não é só importante, é essencial, sem isso fica difícil entender os textos. A Bíblia foi escrita pelo povo hebreu, o único autor não hebreu na Bíblia é Lucas, então tenha em mente que a natureza da Bíblia é oriental e que nossas preconcepções ocidentais podem mais atrapalhar do que ajudar.

Não podemos ler passagens literais como se fossem alegóricas e nem o contrário. Imagine o problema em querer interpretar Isaías 60:16 de forma literal por exemplo. A maioria das profecias foram escritas em forma de poesia profética ou literatura apocalíptica. Devemos nos familiarizar com esse tipo de literatura e os recursos e expressões utilizados nela. Isso inclui coisas como expressões idiomáticas, hipérbole e o duplo cumprimento de muitas passagens proféticas.

Leve em consideração o plano geral da profecia bíblica. As três ênfases elementares das profecias bíblicas são:

  • O contexto histórico da época do profeta
  • A primeira Vinda de Jesus
  • A segunda vinda de Jesus / O Dia do Senhor

Por exemplo em Isaías 9:6-7: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto”.

Percebam que a primeira parte da profecia se cumpriu com o nascimento do Messias, mas e o resto? Seu reino foi estabelecido e agora temos paz duradoura? Essa parte obviamente ainda está para se cumprir. Temos, portanto, a parte histórica da profecia (um menino nasceu) e a parte do cumprimento futuro (ele vai governar e trazer paz).

E por último, peça a Deus que ilumine seu entendimento ao ler a Palavra.

Jeremias 33:3 “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes”. Lucas 11:9 “E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á”

Por Eliseu P. L. Junior

Deixe um comentário